Estudos, trabalhos acadêmicos, teses, dissertações, tcc's e artigos sobre os processos de criação das obras do Ateliê 23
PESQUISA
BIONARRATIVAS CÊNICAS: DISPOSITIVOS DE COMOÇÃO EM OBRAS DO ATELIÊ 23
TACIANO ARARIPE SOARES
Instituição: Universidade Federal da Bahia - UFBA Ano: 2021 Resumo: Esta tese propõe olhar para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade.
O INFERNO É AQUI: UMA ANÁLISE DO PROCESSO CRIATIVO E DA RECEPÇÃO DO VIDEOCLIPE “GLOWRIA” DO ATELIÊ 23
ERIC SILVA DE LIMA
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2023 Resumo: Neste trabalho, relato como se deu o processo criativo do videoclipe “Glowria”, que fez parte do projeto “A Bela é Poc”, do Ateliê 23, onde atuei como como intérprete e diretor. A obra tem como mote o tema da homofobia e a sua relação com a intolerância religiosa e aqui mostro como o argumento influenciou todo o percurso da criação e as escolhas estéticas propostas. Uso o formato da Bíblia como metáfora, e através de quatro “livros” (Genesis, Êxodo, Sebastião, Atos dos apóstolos, Pós-Apocalipse) conto, respectivamente, através da metodologia autoetnográfica: os motivos da criação, a partir de experiências de autobiográficas de violências sofridas no âmbito religioso; as experiências adquiridas na minha trajetória no Ateliê 23, que definem as linguagens usadas no processo, como as Bionarrativas Cênicas, a própria autobiografia, e demais metodologias que fazem uso de materiais reais e documentais para a construção cênica/audiovisual; faço ainda uma análise da recepção do videoclipe através dos discursos de ódio que o clipe recebeu, assim como as mensagens positivas e em defesa do trabalho; e faço minha considerações sobre a realidade enquanto artista e o nosso processo enquanto agentes de transformação interna e externa.
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA LUZ NO ESPETÁCULO HELENA (2018): ATOR-ILUMINADOR
DANIEL BRAZ / WELLINGTON DOUGLAS DOS SANTOS DIAS
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2023 Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência que discorre sobre como se deu o processo de criação do desenho de luz para o espetáculo Helena, onde a atenção de criação estava sendo dividida entre ser o iluminador e também ser um dos atores do espetáculo. A partir do diálogo com as noções de ator-iluminador do autor Moura e atuação polifônica do autor Malleta busco possibilidades para encontrar um ponto de equilíbrio para a execução dos dois processos criativos e ampliar a percepção de como uma área pode potencializar o outra.
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE ARTÍSTICA A PARTIR DA FIGURA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E PROSTITUIÇÃO: FELÍCIAS, MARTAS E ANAS
THAYNÁ DA ROCHA LIARTE / TACIANO ARARIPE SOARES
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2023 Resumo: A pesquisa baseia-se na construção de personagens e vivências em campo de 3 figuras emblemáticas que surgem a partir das inquietações dessa artista. Ana, persona utilizada para dialogar sobre pornografia, abusos sexuais e prostituição. Marta, personagem do espetáculo Que horas Ele vem? Onde retrata a prostituição no centro de Manaus nos dias atuais. Felícia personagem do espetáculo Cabaré Chinelo no qual retrata a vida de mulheres prostituídas e traficadas no período da belle époque. A pesquisa é iniciada no ano de 2019 a partir das vivências acadêmicas no curso de bacharelado em teatro, onde o tema se fez presente e se tornou inquietante ao viver, ser, conhecer, experimentar e como pesquisadora vivenciar o espaço dessas mulheres em situação de vulnerabilidade e prostituição. A pesquisa também se dá em uma cronologia de tempo. Passado, presente e futuro.
PROVOCAÇÕES E PRÁTICAS - UM CAMINHO DE CONFIANÇA ENTRE ATOR-ATRIZ E PROVOCADORA CORPORAL
VIVIANE PALANDI / LUIZ DAVI VIERA GONÇALVES / TACIANO ARARIPE SOARES
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2023 Resumo: O caminho escolhido para percorrer este artigo como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro são fragmentos de entrevistas realizadas com artistas da cena manauara, com o objetivo de cartografar depoimentos sobre a função de provocadora corporal realizada por mim, autora desta pesquisa, durante os anos de 2019 a 2022 na cidade de Manaus – AM. Como artista da cena e licencianda, aponto reflexões sobre as experiências trocadas durante os processos criativos nesse interim de quatro (04) anos, e sobre como eles permeiam a formação pedagógica.
ENTRELINHAS: COMENTÁRIOS DOS ESTADOS DE ATUAÇÃO NOS ESPETÁCULOS “O QUE ACONTECE NO FINAL?” E “CABARÉ CHINELO”
DAPHNE CHRISLEY BRANDÃO POMPEU / TACIANO ARARIPE SOARES
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2023 Resumo: Este trabalho tem como objetivo comentar os estados de atuação nos espetáculos “O que acontece no final?” e “Cabaré Chinelo” a partir da caminhada acadêmica da atriz e seus conflitos internos com a atuação. Narrando momentos que a marcaram na Universidade do Estado do Amazonas pelo curso de Bacharelado em Teatro. O processo metodológico da pesquisa se baseia na autoetnografia descritiva com intuito de observar criticamente acerca das vivências artísticas pessoais, relatadas através de seus processos criativos.
CRIAÇÃO EM DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO A PARTIR DA VIVÊNCIA NO ATELIÊ 23
TAYLINE DUTRA MONTEIRO
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2019 Resumo: Discorre sobre a investigação dos processos de criação dos espetáculos “da Silva” no ano de 2015, e “Janta” no ano de 2018, do Ateliê 23. Indica por meio da busca por conhecer os processos de criação em dança utilizados pela companhia, através de entrevistas com a equipe atuante nos dois espetáculos. Analisa os espetáculos e discute os processos criativos dos espetáculos em questão. A metodologia empregada para a efetivação desta pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, quanto ao tipo de pesquisa caracteriza-se como básica e quanto a técnica utilizada pesquisa de campo e participativa. Como procedimentos técnicos para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas, diário de campo e registro de fotográficos e de áudio. Apresenta o processo de criação de dois espetáculos, a criatividade dos participantes e o processo de criação colaborativo da companhia. Tendo em vista que o interesse maior do estudo é compreender o processo criativo utilizado nos espetáculos, mostra como resultado as observações feitas através das entrevistas e a conclusão do processo de criação colaborativo de “da Silva” e “Janta”.
MÚSICA E CORPO - A PRESENÇA DO STIMMUNG NO ESPETÁCULO TEATRAL “SOBRE A ADORÁVEL SENSAÇÃO DE SERMOS INÚTEIS”
DIEGO LEONARDO DUARTE / MADIRSON FRANCISCO SOUZA
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2018 Resumo: O presente trabalho visa refletir sobre o conceito de Hans Gumbrecht da palavra alemã Stimmung trazendo para o teatro utilizando-a como forma de estudo da ambiência estabelecida entre o ator e os espectadores através das paisagens sonoras dos espetáculos teatrais, analisando mais precisamente o conceito no espetáculo “Sobre a Adorável Sensação de Sermos Inúteis” da companhia de teatro manauara Ateliê23. A metodologia é uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico.
A BUSCA PELA ORGANICIDADE PSICOFÍSICA ENQUANTO ATRIZ NO PROCESSO DA MONTAGEM CÊNICA SOBRE A ADORÁVEL SENSAÇÃO DE SERMOS INÚTEIS
ISABELA MARIA CATÃO DA SILVA / VANESSA BENITES BORDIN
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2018 Resumo: Este artigo busca refletir sobre minha prática enquanto atriz dentro da montagem cênica Sobre a adorável sensação de sermos inúteis, onde desenvolvi minha criação a partir da pesquisa com o método das ações físicas de Constatin Stanislavski. Para tanto, relaciono aqui alguns elementos que compõe o sistema Stanislavski, pensando na criação das ações físicas, são eles: concentração, imaginação, “se” mágico, fé e sentido da verdade e tempo-ritmo, que se complementam entre si na realização da prática com o método das ações físicas.
SOBRE A ADORÁVEL SENSAÇÃO DE SERMOS INÚTEIS: OS TEATROS DO REAL COMO DISPARADORES POÉTICOS NA CENA DO ATELIÊ 23
TACIANO ARARIPE SOARES / DANIELY PEINADO DOS SANTOS
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas – UEA Ano: 2017 Resumo: O presente trabalho pretende refletir acerca dos teatros do real como disparadores poéticos na cena construída pelo Ateliê 23 na obra Sobre a adorável sensação de sermos inúteis, espetáculo que atualmente possibilita o movimento criativo dentro da cia. A intenção é a de poder apresentar os conceitos por trás desse “guarda-chuva” epistemológico em diálogo com autores como Saison (1998), Fernandes (2015), Rancière (2010) e Féral (2015), entre outros, a fim de refletir a experiência que vem sendo construída e aponta para o espetáculo em investigação. O desenho metodológico se pauta na crítica de processos criativos, Salles (1998), e na pesquisa autoetnográfica, Gallo (2012) e Fortin (2009), com técnicas de observação e análise de diário de bordo do autor em busca de suportes teóricos fundamentais para a pesquisa. Palavras-chave: teatros do real, crítica de processos criativos, autoetnografia.
ATELIÊ 23 - ARTE, INTERAÇÃO E EXPRESSÃO
MARCELO MENESES SCHORNO / EVELYN ESTELA CASTRO / NATHALYA RODRIGUES BRANDÃO / RHOGER NONATO FREIRE QUEIROZ FÉLIX / THAÍS CAROLINE FÉLIX TAVARES / VITOR MASCARENHAS MONTEIRO / MÁRCIO ALEXANDRE DOS SANTOS SILVA / NEREIDA TAVARES NEVES BENEVIDES
Evento: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXII Prêmio Expocom 2015 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Ano: 2015 Resumo: A fotografia publicitaria aqui apresentada foi desenvolvida para o trabalho interdisciplinar do segundo semestres de 2014, para o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. A fotografia foi elaborada para a divulgação e posicionamento do espaço cultural Ateliê 23 casa de criação. A proposta central é instigar o target do anunciante para promover o lançamento do espaço cultural e fixar a marca na mente de seu consumidor.