2016
PERSONA - FACE DOIS
TEATRO
SINOPSE
Persona – Face Dois traz de volta o tema transfobia, porém deixando de lado a melancolia e obscuridade trazidas na Face Um, trazendo, portanto, um discurso irônico potente que escancara os preconceitos da nossa sociedade. O espetáculo reflete a continuidade da pesquisa iniciada no segundo semestre de 2014, pelo Ateliê 23, que usou de depoimentos reais de homens e mulheres trans de Manaus, para construir essa forma de protesto e ativismo que ambas as obras artísticas se tornaram.
FICHA TÉCNICA
Direção: Taciano Soares
Assistência de Direção: Laury Gitana
Elenco: Daniel Braz / Eric Lima / Isabela Catão / Larissa Rufino
Dramaturgia: Colaborativa
Diretor Musical: Ediel Castro
Cenário, Figurino e Maquiagem: Laury Gitana / Taciano Soares
Iluminação: Daniel Braz / Laury Gitana / Taciano Soares
Confecção de Figurinos: Laury Gitana
Fotografia: Fabiele Vieira / Ingrid Anne / Heitor Lóris
ESTREIA
12 de março de 2016
CLASSIFICAÇÃO
18 anos / AVISO GATILHO: Contém cenas simbólicas de violência física e sexual contra mulher.
PARTICIPAÇÃO
• II Mostra de Direitos Humanos LGBT (2016)
PRÊMIOS
• Prêmio Adamor Guedes de Coletivo Ativista – II Mostra de Direitos Humanos 2016
APOIO
• Edital de Conexões Culturais 2015 – MANAUSCULT
complexo de gaivota
TEATRO
SINOPSE
Complexo de Gaivota é um espetáculo de teatro que fala sobre o teatro, sobre o medo do fracasso, a aceitação, os complexos processos de criação dos artistas. Fala sobre o desejo de fama, as aspirações malucas daqueles que se envolvem com a arte e muitas vezes nem sabem o porquê. A dramaturgia de Thais Vasconcelos, livremente inspirada em “A Gaivota” de Anton Tchekhov, se desenvolve a partir um diretor e dramaturgo em falência, Tripliev, que intende construir um espetáculo musical onde sua mãe, a velha diva-dinossaura do teatro Arkádina, é a grande estrela ao lado da aprendiz Nina. A obra é uma comédia trágica que tira sarro do nosso próprio ofício de artistas de teatro com muita irreverência e críticas em diversas esferas.
FICHA TÉCNICA
Direção, Cenário, Figurinos e Iluminação: Taciano Soares
Dramaturgia: Thais Vasconcelos
Destruição de dramaturgia: Colaborativa
Elenco: Heitor Loris / Tainá Lima / Thais Vasconcelos
Assessoria Coreográfica / Identidade Visual: Eric Lima
Confecção de Figurinos: Laury Gitana
Cenotécnica de iluminação: Daniel Braz
Coordenação de produção: Thais Vasconcelos
ESTREIA
15 de abril de 2016
APOIO
Edital de Conexões Culturais 2015 – MANAUSCULT
da silva
DANÇA
SINOPSE
"da Silva" é uma obra de dança-teatro que faz referência à família brasileira, dando destaque para a figura mulher-mãe que se destaca nas histórias compartilhadas pelos integrantes da montagem, como o eixo familiar que sintetiza superação, palavra de ordem do espetáculo. O espetáculo promete promover um forte de grau de identificação com a plateia, que reconhece cenas cotidianas comuns à realidade de boa parte das famílias brasileiras, mas não deixando de serem provocados sensivelmente a repensar hábitos.
O espetáculo alcançou voos altos desde a sua montagem. Fez diversas temporadas na sede do grupo criador da obra, Ateliê 23, participou de mais de diversos festivais e mostras, incluindo a programação local do Palco Giratório do Sesc/AM, apresentou em mais de 30 escolas públicas de Manaus, contabilizando, então, mais de 100 apresentações. Além disso foi contemplado pelos Prêmios Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 (montagem), Prêmio Conexões Culturais 2016 (montagem) e Prêmios Conexões Culturais 2017 (circulação).
FICHA TÉCNICA
Direção / Coreografia: Eric Lima
Supervisão artística: Taciano Soares
Elenco: Eric Lima / Geffiter Garcia / Taciano Soares
Cenário: Taciano Soares
Figurino: Laury Gitana
Iluminação: Daniel Braz
Composição de trilha sonora original: Cristian Pio Ávila / Thais Vasconcelos
Dramaturgia: Eric Lima / Taciano Soares
Fotografia: Fabiele Vieira / Keila Serruya / Aramys Vitor
ESTREIA
2 de setembro de 2016
CLASSIFICAÇÃO
14 anos
PARTICIPAÇÃO
• VIII Mova-se – Festival de dança (2017) – Casarão de Ideias
• 7º Festival Amazonas de Dança (2017) – SEC/AM
• Aldeia Sesc Encontro das Águas – SESC/AM
• 32º Feira do Livro Sesc (2017) – SESC/AM
• Mostra de Dança e Cultura Popular do Amazonas – SEC/AM
• Projeto Gororoba das Artes (2017) – ATELIÊ 23 / SOUFFLÉ DE BODÓ COMPANY / DAVÁRZEA DAS ARTES / CIA TRILHARES
• Mostra Local Palco Giratório (2019) – SESC/AM
• Circulação da Silva nas Escolas (2019) – ATELIÊ 23
APOIO
• Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2015 – FUNARTE
• Prêmio Conexões Culturais 2015 – MANAUSCULT
• Prêmio Conexões Culturais 2018 – MANAUSCULT
entrevistando arkádina
TEATRO
SINOPSE
O espetáculo "Entrevistando Arkádina" surgiu como um desdobramento do espetáculo "Complexo de Gaivota", onde a personagem Arkádina visita o universo dos talk-shows. O talk-show, que leva o nome do espetáculo, traz a diva do teatro amazonense como a dona do programa, mas não como apresentadora e sim como convidada. O que acontece é que a cada semana ela convida alguma personalidade para entrevistá-la, logo, o convidado do programa sempre é o apresentador. A proposta, que fez o Ateliê 23 entrar de cabeça no gênero da comédia, foi um grande desafio, mas que trouxe um feedback muito positivo. O enredo da entrevista varia de acordo com o entrevistador, mas sempre com o objetivo de satirizar o fazer artístico da cidade e de trazer à tona críticas muito pertinentes sobre a superficialidade da personagem Arkádina.
FICHA TÉCNICA
Direção: Taciano Soares
Roteiro: Eric Lima / Taciano Soares
Elenco: Eric Lima / Thais Vasconcelos / Laury Gitana
Elenco convidado: Denni Sales / Matheus Sabbá
Iluminação: Taciano Soares
Visualidades: Eric Lima / Laury Gitana
ESTREIA
8 de outubro de 2016
CLASSIFICAÇÃO
16 anos
MOSTRA INÚTIL
SINOPSE
A Mostra Inútil foi o início do processo de criação do espetáculo Sobre a Adorável Sensação de Sermos Inúteis. Foi uma maneira de compartilhar as ideias de como o trabalho iria se encaminhar antes mesmo de ir para a sala de ensaio. Também foi uma forma de descentralizar e despertar a criação de outros integrantes do coletivo, enquanto direção e visão cênica.
Foram duas cenas curtas por dia, de 15 a 20 minutos, ao final receberam um papel, uma caneta e a instrução de escrever o que vier à mente – em forma de escrita automática – e o tempo de escrita é de apenas três minutos. Dessa forma, colhemos impressões, sugestões, desabafos e palavras aleatórias que podem ser incorporadas na dramaturgia ainda em construção. O público acaba sendo inserido ao processo criativo em uma parceria que é abertamente compartilhada, de maneira que a cumplicidade ator-espectador provoque o atrito que a nós temos buscado.
TRÊS CASAS
TEATRO
SINOPSE
Com direção e atuação de Laury Gitana, "As três casas" conta a história de uma mulher presa em uma lugar, permeada por lembranças de uma infância traumática, um casamento infeliz e um amor não vivido. Ela vai se abandonando, envelhecendo e aos poucos virando um móvel desse lugar.
FICHA TÉCNICA
Direção / Dramaturgia / Atuação: Laury Gitana
ESTREIA
5 de agosto de 2016
CLASSIFICAÇÃO
16 anos
descartável
TEATRO
SINOPSE
Descartável mostra o que uma pessoa já fez ou seria capaz de fazer para tentar manter uma relação que já não possui mais sustentação. A ideia da cena foi construída por meio de depoimentos reais e pessoais, onde diversas pessoas compartilham experiências de relacionamentos preenchidos, na sua grande parte, por ilusões emocionais. Daniel Braz é diretor e protagonista da cena.
FICHA TÉCNICA
Direção / Dramaturgia / Atuação: Daniel Braz
ESTREIA
5 de agosto de 2016
CLASSIFICAÇÃO
16 anos
ensaio de despedida
TEATRO
SINOPSE
A vida de um casal exposta em uma cena intensa onde as personas revivem diversas fases do seu relacionamento em seu momento decisivo: a separação. Em cena, Thais Vasconcelos e Taciano Soares vivem esse casal, com direção de Eric Lima.
FICHA TÉCNICA
Direção / Dramaturgia: Eric Lima
Elenco: Taciano Soares / Thais Vasconcelos
ESTREIA
20 de agosto de 2016
CLASSIFICAÇÃO
16 anos
RELICÁRIO
TEATRO
SINOPSE
Com direção Isabela Catão, Relicário é uma experiência sensorial conduzida por estímulos tanto psicológicos quanto físicos. A saudade, o som do mar, o cheiro do café... tudo gira em torno da materialização das relações afetivas e das recordações através dos sentidos, com exceção da visão. Em cena, os atores Ítalo Almeida e Laury Gitana.
FICHA TÉCNICA
Direção: Isabela Catão
Roteiro: Isabela Catão / Eric Lima (2018)
Elenco: Laury Gitana / Ítalo Almeida
Apoio técnico: Eric Lima / Taciano Soares
ESTREIA
20 de agosto de 2016
CLASSIFICAÇÃO
16 anos
O que sobrou de nós
TEATRO
SINOPSE
A segunda edição da Mostra Inútil, que é um espécie de compartilhamento do processo criativo de construção do espetáculo SOBRE A ADORÁVEL SENSAÇÃO DE SERMOS INÚTEIS, traz o espetáculo O QUE SOBROU DE NÓS. Esse é mais um dos frutos desse processo onde traz histórias reais, um ponto forte nas pesquisas da cia desde o Sur la vie, de traição, autoabandono, relações abusivas e questões de "liquidez" presentes nas obras do sociólogo Zygmunt Bauman que muito tem nutrido o Ateliê 23 nesse processo.
FICHA TÉCNICA
Concepção / Atuação: Taciano Soares
Provocação dramatúrgica: Thais Vasconcelos
Fotografia: Diego Oliveira
Apoio Técnico: Daniel Braz / Eric Lima / Isabela Catão / Laury Gitana
ESTREIA
15 de dezembro de 2016
CLASSIFICAÇÃO
16 anos